Saudações literárias

Bem-vindos ao Clube de Leitura Pessoa de Saramago Assis. Aqui vocês encontrarão discussões sobre grandes obras da Literatura Universal, assim como dicas de leituras, links interessantes e conteúdos relacionados à Arte em geral. Fiquem à vontade para comentar e sugerir, pois nosso intuito é de manter um material literário de ótima qualidade. Um abraço cordial.

domingo, 29 de novembro de 2009

Leite Derramado - Chico Buarque


O novo livro a ser discutido pelo clube de leitura Pessoa de Saramago Assis é Leite Derramado, de Chico Buarque de Holanda. O resultado da enquete do blog mostra 3 votos para Chico contra 3 de Camus. Quanto ao resultado da enquete da comunidade do orkut, temos 5 votos para Chico contra 4 de García Marquez. Totaliza-se 8 votos para Leite Derramado. Sendo assim, o dia para reunião e debate fica estabelecido para 27 de dezembro de 2009, às 17:30, na praça da Catedral. Esperamos a presença de todos. Abaixo, alguns links sobre o livro escolhido. Um abraço e até lá.















Marco Hruschka

domingo, 22 de novembro de 2009

Discussão de "As intermitências da morte", de José Saramago


Hoje, dia 22 de novembro de 2009, foi feita a discussão do livro As intermitências da morte, de José Saramago. Além dos três fundadores do clube, Marco, Luís e Fabio, mais quatro pessoas compareceram, mesmo com o tempo chuvoso. Cremos que a discussão foi muito proveitosa, falou-se sobre existencialismo, religião, política, além de inferências com outras artes ou ciências, como história, sociologia, teologia, filosofia e cinema. Expandiu-se o diálogo e debateu-se sobre outros livros do autor português, como Ensaio sobre a cegueira. Propomos agora uma votação para a seleção do próximo livro a ser discutido. Eis uma enquete ao lado, fiquem à vontade, a maioria vence. Sejam bem-vindos ao clube! Compareçam!


"Porque morrer é, afinal de contas, o que há de mais normal, e corrente na vida, facto de pura rotina, episódio da interminável herança de pais a filhos, pelo menos desde adão e eva" (SARAMAGO, 2005, p. 130)."