Saudações literárias

Bem-vindos ao Clube de Leitura Pessoa de Saramago Assis. Aqui vocês encontrarão discussões sobre grandes obras da Literatura Universal, assim como dicas de leituras, links interessantes e conteúdos relacionados à Arte em geral. Fiquem à vontade para comentar e sugerir, pois nosso intuito é de manter um material literário de ótima qualidade. Um abraço cordial.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fernando Pessoa - Abril de 2010

No dia 07 de março, depois da discussão de Felicidade Clandestina, já foi escolhido via enquete o novo autor para a próxima edição do Clube, tema poesia. O vencedor disparado foi Fernando Pessoa, concorrendo com grandes nomes, como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Pablo Neruda e Shakespeare. Se escolhêssemos apenas uma obra, ou seja, um livro, delimitaríamos o autor. Então, qualquer texto, qualquer poema do escritor português é válido. Leia Fernando Pessoa, leia Álvaro de Campos, leia Ricardo Reis, leia Alberto Caeiro, leia Bernardo Soares. Qualquer heterônimo é bem-vindo para o dia 18 de abril, Rua Clementina Basseto, nº 184, às 16 hs, pois pretendemos passar um documentário sobre vida e obra de Fernando Pessoa antes do debate em si. Fiquem atentos à comunidade do orkut, pois qualquer novidade e os participantes serão avisados. Abaixo, alguns links dos principais poemas:

Marco Hruschka

Discussão de "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector






No dia 07 de março de 2010 deu-se a discussão sobre o livro Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, na praça da Catedral de Maringá. Como sempre, quem foi teve a oportunidade de opinar e também de ouvir as palavras da professora doutora Evely Libanori, especialista na obra da escritora brasileira. Algumas opiniões entraram em choque, outras coincidiram, mas o que importa é a profundidade do texto lispectoriano, que proporciona justamente isso, um pensamento filosófico e um sentimento à flor da pele. Tivemos a presença de novos adeptos, como Débora Guapo, formada em Letras pela UEM (foto). Depois da discussão, Líghia Fernandes, estudante de Letras também da Universidade Estadual de Maringá, declamou algumas poesias que os participantes do grupo trouxeram. A partir desse encontro, então, abrimos o Clube de Leitura Pessoa de Saramago Assis para que os adeptos tragam sua literatura para que possamos conhecê-la. Sejam (re) Bem-Vindos!

Marco Hruschka