Saudações literárias

Bem-vindos ao Clube de Leitura Pessoa de Saramago Assis. Aqui vocês encontrarão discussões sobre grandes obras da Literatura Universal, assim como dicas de leituras, links interessantes e conteúdos relacionados à Arte em geral. Fiquem à vontade para comentar e sugerir, pois nosso intuito é de manter um material literário de ótima qualidade. Um abraço cordial.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Encontro Fernando Pessoa

No dia 18 de abril, às 16:00 hs, teve início então o chamado "Encontro Fernando Pessoa". A decoração do ambiente trazia azulejos de estilo português, dando um tom característico ao local. Primeiramente, foi passado um documentário sobre o poeta, onde pôde-se descobrir muitas curiosidades sobre a sua vida e muito sobre a sua obra. Após, a discussão foi aberta com a interpretação do "Poema em linha Reta", por Lighia Fernandes, que, diga-se de passagem, é uma artista de qualidade. Em seguida, Marco Hruschka iniciou a discussão falando dos "ismos" de Vanguarda e de poemas como "Pauis" (Paulismo), "Chuva Oblíqua" (Interseccionismo) e "Ode Triunfal" (Futururismo), contando, claro está, com a colaboração e a exposição de ideias de todos os participantes. Achamos de suma importância e determinante para a qualidade do encontro o contato com o texto. Foi feita a leitura de diversas poesias, dentre elas "Tabacaria" e "O guardador de rebanhos", além dos poemas já citados acima. A discussão foi muito profunda e sensitiva, o texto pessoano permite uma extrapolação muito grande e as intertextualidades afloraram. Por fim, a professora doutora Marisa Corrêa Silva contribuiu mais uma vez e de forma belíssima com a interpretação do poema "Eros e Psiquê". Considerado pelos convidados e adeptos como o maior encontro feito pelo Clube até hoje. Para encerrar, pizza portuguesa!!!
Marco Hruschka


Um comentário:

  1. É sempre muito gratificante vir ao teu blog, Marco. Na oportunidade, te desejo um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações.

    Estou indicando o teu blog, assim, deixei para você, lá no meu, o selo de incentivo à leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir